Criatividade
e inovação marcam feira de ciências
Colonização
do meio ambiente, senso de utilização, submarino, circuito elétrico e chuva
ácida. Estas são algumas das ideias criativas, inventivas e inovadoras
apresentadas pelos alunos do C. E. José do Patrocínio, na Feira de Ciências 2012. A
apresentação dos trabalhos dos estudantes do 6º Ano do Ensino Fundamental ao
Ensino Médio faz parte das atividades que os professores vêm desenvolvendo,
objetivando o desenvolvimento das potencialidades, o senso de sociabilidade, o
incentivo aos educandos nos campos científicos e culturais e a promoção de uma
maior integração entre os diversos segmentos da comunidade.
Trabalhando com os Dez Mandamentos
Ecológicos a Feira aponta algumas propostas de mudanças de sensibilização e de
consciência ambiental, mostrando que a maior mudança são nossas próprias
atitudes.
De
acordo com a diretora do CEJOPA, Flávia Daniele, a realização da Feira de Ciências é uma oportunidade que os alunos têm
de conviver com valores como o trabalho
em equipe, ética, cidadania e responsabilidade social, acrescentando que cabe
aos alunos a defesa e explanação do projeto desenvolvido pelo grupo com a
supervisão e orientação dos professores”, conclui.
CRÔNICA: Mudanças – Por Alexsandra Pitote
Viver e não ter a vergonha de ser
feliz....cantar e cantar e cantar. A beleza de ser um eterno aprendiz. Como cantou,
Gonzaguinha, a vida é uma eterna aprendizagem, quanto mais sentimos que sabemos
nosso rumo, ela pode mudar inesperadamente, sem nenhum aviso prévio, sem
direito a ensaios, apenas muda...
Mudanças fazem parte e não é nada fácil nos adaptarmos, é
como cozinhar comida nova sobre as sobras do dia. Mas sempre aprendemos algo
positivo com elas.
Aprendemos que, por pior que seja um problema ou
situação, sempre existe uma saída.
Aprendemos que é bobagem fugir das dificuldades. Mais
cedo ou mais tarde, será preciso tirar as pedras do caminho para conseguir
avançar.
Aprendemos que é necessário um dia de chuva para darmos
valor ao Sol, mas se ficarmos expostos muito tempo, o sol queima.
Aprendemos que o tempo é precioso e não volta atrás. Por
isso, não vale a pena resgatar o passado. O que vale a pena é construir o
futuro. O nosso futuro ainda está por vir.
Então,
aprendemos que devemos descruzar os braços e vencer o medo de partir em busca
dos nossos sonhos.
Quisera
eu que a vida fosse um romance destes com um final feliz e um ponto final bem
ali, no momento da felicidade... Mas a vida é feita de vírgulas e exclamações.
Então aprenda a viver com esses pontos e aproveite o máximo as reticências que
viver lhe traz.
FATOS e FOTOS
Café Literário - JORGE o AMADO
Palestra: Eu não tenho
preconceito, e você?
Festa Junina
Projeto: VIDA - Prevenção às Drogas.
Dia do Desafio
Cultura Urbana
Projeto Cinema para todos
Semana da Tecnologia
Direito dos Animais, prof.
Grisiela.
Visitação Pedagógica a Fazenda
“Barra do Sul”.
Visita ao Aterro Sanitário da Codin.
Saerjinho
Trabalho sobre República
Velha, dos alunos da EJA, com o prof.
Edmilson.
Semana da Inclusão
Visitação ao Espaço da Ciência
Desfile Cívico 2012
Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo.
Alunos do 9º Ano do Ensino Fundamental da
professora Meuris, participarão do Curso de Vídeo, onde aprenderão a produzir
um curta metragem documental.
As
oficinas promovidas pelo projeto “Cinema
para Todos”, visa apurar e ampliar o olhar dos participantes, além de estimular
o consumo e a produção audiovisual.
Um
dos alunos selecionados, Leonardo Oliveira, falou do vídeo produzido por ele e
seus colegas: “Eu e meu grupo produzimos um vídeo que fala de alguns estilos do
“Passinho”. Nossa intenção era deixar uma mensagem a todos para não ter preconceito
com o funk, pois funk é cultura”.
(Prof. Meuris- Artes)
DE OLHO NO MERCADO DE TRABALHO
Turmas do 9º ano tem um compromisso no dia 17
de outubro, visitar o canteiro de obras do Complexo Logístico e Industrial do
Farol/ Barra do Açu. O objetivo da visita é despertar nos alunos o interesse em
estudar e preparar-se para o mercado de trabalho.
Segundo a Animadora Cultural, Elisângela Beraldi: “O
canteiro Logístico veio enriquecer nossa região, e é de suma importância que
nossos jovens educandos venham a conhecê-lo e se preparar para o
desenvolvimento de suas potencialidades e habilidades”, ressalta.
EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA
DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Por Dark Eloisa ( sala de recursos do CEJOPA)
A sala de recursos do C. E.
José do Patrocínio foi implantada em 2012, objetivando o serviço de natureza
pedagógica para o atendimento aos alunos que apresentam necessidades
educacionais especiais, matriculados em classes regulares de todos os níveis e
modalidades de ensino. Os alunos elegíveis
para a sala de recursos são os que apresentam deficiência (mental, auditiva,
visual e física), altas habilidades e superdotação.
A política nacional de educação especial tem como
objetivo o acesso, a participação e a aprendizagem desses alunos. O Brasil fez
a opção pela construção de um sistema educacional inclusivo ao concordar com a
Declaração Mundial de Educação para todos, firmada em 1990.
Não podemos
avaliar as possibilidades de aprendizagem de uma criança e de um jovem a luz de uma escala de desenvolvimento,
pois cada criança e cada jovem é único em seu processo de desenvolvimento.
Para
implementar essa inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais o
governo criou a semana do déficit através da lei 5810 de 25 de agosto de 2010,
que acontece de 21 a 28 de agosto, com o objetivo de conscientizar a comunidade
escolar, autoridades e sociedade acerca dos direitos de cidadania das pessoas
com deficiência.
O
CEJOPA colocou esta lei em ação, através de murais com a linguagem dos surdos
(LIBRAS), BRAILE, exposição de materiais da sala de recursos e apresentação de
vídeos para as turmas, que mostram exemplos de vida e superação.
É gente, realmente não é
só na ficção!
com
Silvana Volino (prof. de Geografia)
Alunos 9º Ano do Ensino Fundamental
desenvolveram nas aulas de geografia diversos trabalhos enfocando a
sustentabilidade, realizando um trabalho de campo onde visitaram o aterro
sanitário, da Codin- Lixão. Os educandos
interagiram com os catadores de lixo, adquirindo assim um vasto conhecimento
das condições socioeconômicas vivenciadas por trabalhadores de Campos dos
Goytacazes, assim como de outras regiões do Brasil.
“As
disputas valem o pão de cada dia. A lei do mais forte impera e os mais fracos
devem procurar, em silêncio, outro lugar para escavar”.
LIXÃO...
“Assim como nós precisamos
dos catadores de lixo, eles também precisam da gente, porque se não tivessem
catadores o mundo iria ser uma montanha de lixo e se não existissem as pessoas
para organizar o lixo, como eles iriam viver. Mas não é dessa maneira que os
catadores devem trabalhar e sim do jeito certo, com máquinas, roupas e
recebendo salário fixo, como um cidadão”.
(Milene Peixoto- T.902)
CATADORES DE LIXO
Apesar da miséria da matéria
Que os consome com sede e fome
Persiste a dignidade pulsante
De lutar pela vida com honestidade
na riqueza do lixo, impropriedade,
Transformar sua verdadeira Em alimento d'existência,
Em caminho e rumo,
Em arte e beleza...
Em sobrevida possível, única certeza...
Em desafio único pra se manter a decência
Em desafio constantemente D'um altar e precipício
D'onde vem o sustento, a esperança...
N'outras a morte ou o perigo...
Fazem pra si e por todos como cidadão
Que não esperam pelo governo hoje tão ausente
Que se promovem na dor e abandono das gentes
Que os consome com sede e fome
Persiste a dignidade pulsante
De lutar pela vida com honestidade
na riqueza do lixo, impropriedade,
Transformar sua verdadeira Em alimento d'existência,
Em caminho e rumo,
Em arte e beleza...
Em sobrevida possível, única certeza...
Em desafio único pra se manter a decência
Em desafio constantemente D'um altar e precipício
D'onde vem o sustento, a esperança...
N'outras a morte ou o perigo...
Fazem pra si e por todos como cidadão
Que não esperam pelo governo hoje tão ausente
Que se promovem na dor e abandono das gentes
O caos da Copa
A meu
ver a Copa do Mundo no Brasil foi um grande erro, pois os nossos governantes
não apresentam competência para organizar um evento de tamanha magnitude, uma
vez que não foram tomadas medidas para que haja uma melhora e um rumo diferente
seja tomado.
O título
que empreguei tem a ver com tudo o que está acontecendo hoje, as obras da Copa
apresentam tantos problemas que, dentre eles, o mais grave é o resultado do
trânsito de São Paulo que quanto mais se tenta melhorar, menos se resolve.
Com esta
situação o que podemos concluir é que se não fizermos algo para solucionar este
problema, será uma vergonha para o nosso sistema político.
Aluno: Glauter Notenos de Medeiros Turma:3002
Para pensar:
DIREITO DOS ANIMAIS
com Grisiela Gomes (prof. de História)
Muitas curiosidades envolvem
a História da civilização egípcia, uma delas era a veneração que esse povo
tinha por um animal: o gato.
Resgatando na História egípcia a paixão desse povo pelo
gato, foi possível desenvolver com os alunos do 6º Ano do Ensino Fundamental, da turma 605, um trabalho
sobre os direitos dos animais na sociedade brasileira atual.
A primeira parte do
trabalho foi uma pesquisa em que os alunos relataram se gostam e possuem
animais de estimação, se existem no Brasil leis de proteção aos animais e quais
são elas e também casos de maus tratos aos animais acontecidos no Brasil e as
respectivas reações da sociedade a esses casos.
A segunda parte foi a
elaboração de cartazes pelos alunos, em sala de aula. Depois foi feita uma
discussão sobre toda essa temática.
Todo trabalho que foi desenvolvido
tem como proposta despertar a consciência crítica dos alunos para a causa dos
maus tratos e direitos dos animais e também despertar a solidariedade, a
humanidade e a responsabilidade social para a convivência com os bichos.
É dever da escola formar cidadãos
conscientes do seu papel na sociedade, da sua responsabilidade pelas diversas
causas que acometem os menos favorecidos, os injustiçados, os que não podem se
defender- entre eles os animais- e é fundamental preparar as nossas crianças
para serem pessoas melhores perante o mundo em que vivemos e capazes também de
fazer ao menos, cada um a sua parte.
ORQUESTRANDO A VIDA
Através de uma parceria realizada entre o SESC Campos e a Orquestrando a
Vida, a Banda Sinfônica Professor Hermes Cunha estará realizando mais um
concerto pelo projeto Banda nas Escolas, e desta vez estará se apresentando C.
E. José do Patrocínio, em concerto destinado especialmente aos alunos da escola.
POP(Procedimento
Operacional Padrão_ GIDE)
Aulas
Mais do que Atrativas
* A
professora Cristine, de matemática
trabalhou com as turmas 1003 e 1004 o tema “Trigonometria na
circunferência”. Com o objetivo de reconhecer o aspecto repetitivo do círculo
trigonométrico, estudando os quadrantes e medidas de arcos, os alunos
demonstraram muito interesse para o desenvolvimento do tema.
*Com o objetivo de conscientizar
os alunos sobre a importância de unir esforços para melhorar as condições
ambientais do Planeta Terra e divulgar, no ambiente escolar, as propostas em
relação à preservação da natureza, a professora Cândida desenvolveu o tema “Dez
mandamentos ecológicos” em suas turmas.
*
A professora Deolinda trabalhou com as turmas do 7º ano “RIO+20 Salve o nosso Planeta”. S.O.S. para o nosso Planeta... Quanto vale o
futuro?
* O
professor Edmilson Serpa desenvolveu com suas turmas da EJA, uma atividade
sobre a República Velha, onde os alunos deveriam criar um paralelo desta república e a política atual.
ALUNO INTEGRADO
Em Campos
dos Goytacazes, doze escolas foram selecionadas para capacitar seus alunos no
projeto aluno integrado, que é oferecido no Brasil inteiro e nosso Colégio está
entre elas e nossos alunos : Matheus
Costa, Katarina Cesário, Elenice
Ribeiro e Lucas Fernandes, todos
do Ensino Médio, estão participando com muita satisfação e empenho.
O
Aluno Integrado é parte do Programa Nacional de Formação Continuada em
Tecnologia Educacional (Proinfo Integrado). Este programa foi criado pela
Portaria nº 522/MEC, de 9 de abril de 1997, com o nome de Programa Nacional de
Informática na Educação (ProInfo). Em 2007, por meio do decreto 6300, passou a
ser denominado Programa Nacional de Tecnologia Educacional.
O
objetivo do Proinfo Integrado é promover o uso pedagógico das Tecnologias de
Informação e Comunicação nas redes públicas de educação básica. O programa leva
às escolas computadores, recursos digitais e conteúdos educacionais. Em
contrapartida, estados, Distrito Federal e municípios devem garantir a
estrutura adequada para receber os laboratórios e capacitar os estudantes e
professores para uso das máquinas e tecnologias.
O
Aluno Integrado tem como tema central educação e tecnologia para um mundo
melhor, buscando explorar diferentes perspectivas dentro desse tema em todas as
etapas da educação básica.
A formação do curso
conta com a atuação de tutores a distância e tutores presenciais, cada região
conta com um número de tutores presenciais, em nossa região estão participando
desta formação as Orientadoras Tecnológicas (OT) Mary Jeanne, Mariângela e a
Multiplicadora Anita.
“Estamos
desenvolvendo junto aos estudantes beneficiados pelo programa valores como
disciplina, percepção social, concentração, cidadania e trabalho em equipe. São
alguns dos elementos que esses futuros profissionais vão precisar no mercado de
trabalho”, concluiu Nívea Maria, diretora adjunta do CEJOPA.
Mary Jeanne (Orientadora Tecnológica)
AULA DE CAMPO, por
Suzana Maria ( Prof. de Ciências / Biologia)
Os alunos do Ensino Fundamental EJA foram a Fazenda Barra do Sul,
situada no Carvão, para realizarem uma aula de campo das diversas disciplinas,
com atividades educativas: cultivo da cana-de-açúcar, inseminação artificial,
visitação ao Museu com acervo da época do domínio de Portugal no Brasil, praça
de matemática, sistemas de capitanias hereditárias, entre outras. Os alunos
acompanhados pelas professoras Suzana Maria Santos e Kátia Maria Souza
vivenciaram os conteúdos estudados em sala, na prática.
Quiz Educativo
1 - Qual o significado do arquivo
"EXE"?
a) Arquivo Extraível
b) Arquivo de Vídeo
c) Arquivo de Áudio
d) Arquivo Executável
e) Arquivo de Criação de Fotos
2 - Qual desses arquivos é necessário
para a proteção do computador?
a) Sistema operacional
b) Gta San Andreas
c) Antivírus
d) Photoshop
e) Nero
3 - Dos abaixo, quais são chamados de
Sistema Operacional?
a) Windows, Mac OS X e Linux
b) Photoshop, Flash e Adobe Premiere
c) Camtasia e Sony Vegas
d) Pivot e Image Ready
4 - Qual o navegador que vem embutido
com o Windows Xp Vista, 7 entre outros
a) Internet Explorer
b) Mozilla Firefox
c) Opera
d) Safari
e) Goolge Chrome
5 - Qual a Ferramenta do Google usada
para assistir Vídeos?
a) G-mail
b) Orkut
c) Picasa
d) Google Chrome
e) You
Tube
com Flávia Daniele
Parabéns aos
mestres do CEJOPA e a todos os mestres pelo seu dia e por fazerem do
aprendizado não um trabalho, mas um contentamento. Por fazerem com que nossos
alunos se sintam pessoas de valor; por os ajudarem a descobrir o que fazer de
melhor e, assim, fazê-lo cada vez melhor. Obrigado por afastarem o medo das
coisas que não compreendem; levando-os, por fim, a compreendê-las...Por resolverem
o que acham complicado... Por serem pessoas dignas de total confiança e a quem
possam recorrer quando a vida se mostrar difícil...
MOMENTO JORNAL
Essa é a 14ª edição do Jornal CEJOPA Agora/ 2012,
registrando um pouco da trajetória do 3º bimestre de uma
escola que através dos seus dirigentes, professores, funcionários, alunos e
comunidade escolar se empenham todo momento em fazer a escola crescer e
acontecer.
O Jornal CEJOPA faz parte do trabalho realizado pelos
alunos na Oficina do Programa Mais Educação
Produção:
Alunos
Colaboração:
professores, coordenadores, monitores, direção e funcionários.
Coordenação:
Alexsandra Pitote
Tiragem: 500
Blog: http://jornalcejopaagora.blogspot.com/
Grafibel
Nenhum comentário:
Postar um comentário