Página 2

Crônica  Alexsandra Pitote







BULLYING- por Alexsandra Pitote

Bullying não é um fenômeno moderno, ele sempre existiu, infelizmente, porém hoje está sendo mais comentado pela mídia e nas escolas. Fica o nome em inglês para gozação, agressão, ofensa e humilhação. A gravidade é que esse padrão de comportamento está longe de ser inocente. Vez por outra, crianças e adolescentes têm desentendimentos e brigam. São brigas que têm uma razão. São acidentes. Acontecem e pronto. Depois delas, os briguentos podem fazer as pazes e se tornar amigos de novo. Isso nada tem a ver com "bullying". No "bullying", um indivíduo - o valentão - ou um grupo escolhe a vítima que vai ser seu "saco de pancadas". A razão? Nenhuma. Eles "não vão com a cara" da vítima. É preciso que a vítima seja fraca, que não saiba se defender. Se ela fosse forte e soubesse se defender, a brincadeira não teria graça.
Quantas crianças ou adolescentes estão sendo vítimas do bullying nesse momento? Os pais têm receio de que o filho seja alvo de humilhação, exclusão ou brincadeira de mau gosto por parte dos colegas, mas poucos são os que se preocupam em preparar o filho para que ele não seja autor dessas atividades.
Vamos, então, refletir a respeito desse fenômeno, nos questionar se nossos atos estão de alguma forma causando o sofrimento de alguém, por mais simples que seja. Vamos rever nossos conceitos e preconceitos. E que a prática da solidariedade, cooperação, tolerância, empatia, respeito às diferenças e compaixão caracterizem a atitude de amor, em busca da construção da paz.


FATOS e  FOTOS


Palestra HPV



Mutirão verde-Dia da Árvore



Aniversário do CEJOPA-57 Anos






Reunião de Pais






Desfile Cívico de 7 de setembro






A Direção do CEJOPA no Desfile Cívico






Dia das Crianças






Dia dos Professores






Lanche da comemoração do Dia dos Professores





Feira de Ciências






Visitação ao Espaço da Ciências, em Atafona




Alunos do 3° Ano no Hopi Hare- SP












PEQUENOS ESCRITORES DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO
Alunos da oficina Horta: Plantando Saúde, do Programa Mais Educação, lançaram um livro de Receitas de Reaproveitamento de Alimentos. O projeto teve a parceria fundamental da OT Mary Jeanne, do auxílio de diversas pessoas como: Edna Pinto, Márcia, Marisângela, Ana Cristina e da Animadora Cultural Elisângela Beraldi. “Foram realizadas pesquisas, utilizando a Internet como ferramenta didática, sobre o reaproveitamento de alimentos, cuidado e dicas para conservação e preparação de receitas com sobras de alimentos e uma alimentação mais saudável. Por fim, ocorreu à elaboração do livrinho de receitas, com o ajuda de pessoas que foram fundamentais para a  confecção”, declarou Elisângela.


















Feira de Ciências reúne invenções de nossos jovens estudantes
Alunos do C. E. José do Patrocínio tiveram a oportunidade de exercer a habilidade criativa com a criação de diferentes experimentos durante a Feira de Ciências 2010 da escola. O evento envolveu os alunos do Ensino Fundamental e professores que empenharam na organização e produção das experiências, além dos pais que foram prestigiar o trabalho criado pelos filhos.
Vários experimentos criados merecem destaques, como o teste de tensão, os materiais confeccionados de sucatas e outros. Alunos do 5° Ano reproduziram a erupção vulcânica.
Segundo a diretora Flávia Daniele, o evento teve como principal objetivo “colocar em prática as teorias vistas em sala de aula e despertar o espírito criativo dos alunos, de acordo com a curiosidade de cada um deles”, conta.
Flávia afirma que, este ano, os trabalhos foram relacionados com as disciplinas de ciências físicas e biológicas, mas na próxima edição do evento os alunos serão estimulados a produzir trabalhos interdisciplinares para que, dessa forma, possam ser trabalhadas todas as disciplinas vistas em sala de aula.