Página 3

Educação em Foco:

As Eleições no CEJOPA.

Entrevistado: Professor Alexandre Lourenço
Entrevistadores: Paloma, Leonardo e Raiza – Turma: 2003
(Monitorados pela professora Denisa Abreu)

Foi realizado na escola um simulado de eleições promovido pelo professor de Geografia Alexandre Lourenço, onde algumas turmas disputaram entre si.
Cada turma criou suas próprias propostas e metas de governo, no qual foram divulgadas para a comunidade escolar por meio de cartazes e votadas pela mesma.
Diante do sucesso obtido com o projeto e pelo grande desempenho e interesse das turmas, aproveitamos para dar os parabéns ao professor Alexandre pela grande idéia e resolvemos conhecer mais de perto seus objetivos através dessa entrevista realizada pela turma vencedora e orientada pela professora Denisa Abreu.

1-Alunos da 2003 – Qual o objetivo de fazer um simulado de eleições na escola?
Professor Alexandre – “O objetivo é ajudar na formação do aluno em ser um eleitor crítico e politizado, sabendo avaliar e escolher as melhores propostas e assim eleger o melhor para o país.”

2-Alunos da 2003 – Como você avalia o desempenho das turmas nessa disputa?
Professor Alexandre – “Fiquei muito feliz porque meu maior objetivo foi democratizar e torná-los mais cidadãos. Foi uma disputa limpa em que os mais interessados e esforçados ganharam e quero aproveitar o espaço do jornal para parabenizá-los pela vitória.”

3- Alunos da turma 2003 - Como você avalia as propostas feitas pelas turmas candidatas?
Professor Alexandre – “Foram propostas viáveis que valorizaram os interesses do povo brasileiro, são propostas que serviriam até para os candidatos à Presidência da Republica usá-las e torná-las reais.”

4- Alunos da 2003 – O que você acha que acrescentou para os alunos esta eleição na escola?
Professor Alexandre – “O despertar para as questões coletivas. Foi muito bom ver as turmas se reunindo para formar as idéias e planos de governo. Essa foi à primeira, mas espero que daqui a quatro anos outros alunos se entusiasmem e façam o mesmo que essas turmas fizeram, com a mesma vontade e satisfação.”







Eleições 2010

Estamos vivendo mais uma vez um momento de mudanças, momento esse em que temos a chance de vivenciar algo melhor para nós mesmos e toda uma sociedade, é um momento de escolhas, de decisões.
Então veremos o que nossos alunos pensam sobre isso após uma breve discussão em sala de aula promovido pelas professoras: Denisa e Cândida.



Um pensamento

Por mais que possa parecer perca de tempo, não é bom pensar assim, porque com apenas alguns apertos em dígitos decidirá nossos destinos por quatro longos anos.
Pode parecer palhaçada, mas o tema deve ser tratado com bastante seriedade, não devemos nos iludir com falsas promessas de governo, devemos pensar bastante antes de enfrentar a maquininha que decidirá nossas vidas, devemos nos preocupar não só com o nosso futuro, mas também com o futuro das próximas gerações. Já pensou?! Uma pessoa vende seu voto para um político corrupto e depois se dar conta que não tem uma boa escola para seus filhos estudarem ou um bom hospital para ele mesmo ser atendido e então bate o arrependimento de um simples ato que custou a qualidade de vida, por isso é bom parar e pensar no que estamos fazendo e antes de dar seu voto pense bem no que vai faltar e vote com consciência, assim de repente verá os benefícios do seu voto.

Atila - Turma: 1001



Minha visão

Para a política não há nada mais importante que o dia em que os cidadãos vão as urnas para eleger o representante que vai governar sua cidade, estado ou país. Estou me referindo as eleições.
Os candidatos são os mais interessados nesse dia e por sua vez não medem esforços para conquistar o eleitor, seja com falsas promessas, cartazes, outdoors, panfletos, carreatas e até mesmo com a compra do voto em troca de favores pessoais.
O eleitor por sua vez se deixa enganar por candidatos corruptos que quando eleitos, apenas fazem pequenas obras para desviar a atenção da população e dos problemas mais graves como: a falta de segurança, a saúde precária, as condições desumanas em que algumas pessoas vivem, entre outros fatos mais.
Não dá para acreditar que em pleno século XXI, as pessoas não estejam nem um pouco preocupadas em fazer valer sua cidadania, algumas nem ao menos querem ir votar. Esse direito político que hoje é acessível a todos os eleitores maiores de 16 anos, mal sabe o quanto era difícil no passado às pessoas conseguir o direito de votar e hoje eles jogam toda essa luta fora.

Rhayane Quintino – Turma: 1001




SANEAMENTO BÁSICO


No Brasil, em média, 20% da população não tem acesso à rede de esgoto, parece pouco, mas se tratando de 190 milhões de habitantes, esse número começa a ser significativo.
Rede de saneamento é o mínimo que se pode ter quando se quer uma vida digna. Muitas famílias, em todo o Brasil, podem-se dizer que não tem o mínimo do que lhe é de direito.
O primeiro artigo da Constituição brasileira, diz que todo ser humano é igual perante a lei; independente de idade, sexo, etnia, religião, entre outros. Por que uns têm mais e outros não tem absolutamente nada? As redes de saneamento são um direito de todas as pessoas que lhe é negado pelos nossos representantes, que nem se dão o trabalho de conhecer a população que lhe coloca no cargo, em suas necessidades mínimas.
Vemos que, com a falta de saneamento, a população joga os esgoto nos rios e lagos, causando contaminação, tanto na natureza quanto ao próprio ser humano.
Esse ano é de eleição, de votarmos em quem irá melhorar nossa cidade e atender nossas necessidades. Façamos protestos para que o nosso direito seja ouvido, e que não fique apenas no papel e sim que venha à tona.

Ana Cristina e Sandy Queiroz- 3002



Que oportunidades teremos com o pré-sal?

O pré-sal para Campos será muito importante. Significa que a região irá crescer e dará muitas oportunidades para as pessoas, mas para isso elas precisam estar preparadas, fazer cursos por exemplo, com isso as oportunidades de um bom salário são maiores, por isso vale a pena investir nos estudos, para mais tarde só crescer.
Para os jovens isso é até mais importante, porque está começando a entrar no mercado de trabalho e trabalhar com o petróleo dará oportunidades de “voar mais alto”
O pré-sal é uma camada encontrada nas profundezas das águas e exige muita tecnologia para ser extraída, essa extração beneficiará muito à população, inclusive aos jovens que terão boas oportunidades de trabalho e para o mercado, cursos que capacitarão na área do petróleo.

Thaís Gomes Braga – Turma: 3001



EDUCAÇÃO NO BRASIL

A educação é muito importante para que as pessoas tenham capacidade de alcançar os seus objetivos. Sem educação, por menores que sejam nossos sonhos, se torna impossível realizá-los completamente.
A educação no Brasil, infelizmente, está péssima. Os professores não têm um salário digno e vivem reclamando do salário e muitos não têm interesse mais em dar aulas.
Tem certos alunos que não têm interesse nos estudos e acabam atrapalhando os que estão a fim de estudar e muitos não têm respeito com os professores.
O Governo deveria dar mais atenção à educação, pois os alunos de escolas públicas, quando terminam e vão tentar uma vaga em concurso público não conseguem, pois não têm base. E acabam os “papéis” se invertendo, alunos de escola pública entram em faculdade particular e alunos de escola particular vão para a faculdade pública. 

Fernanda Carvalho, Luana Nunes, Samantha Gomes- 3002





PRÉ-SAL: Fique por dentro!

  • Você conhece o pré-sal?
  • Sabe como surgiu?
  • Imagina o que a região vai ganhar com isso?

O pré-sal é uma camada encontrada no subsolo marítimo onde há um conjunto de reservatórios mais antigos que a camada de sal, com profundidades que variam de 1000 a 2000 metros de lâmina d’água e entre quatro e seis metros de profundidade, chegando portanto, a até 8000m da superfície do mar, incluindo uma camada que varia de 200 a 2000m de sal, nesta camada que se estende entre o litoral dos estados do Espírito Santo até Santa Catarina foram descobertas recentemente um conjunto de campos petrolíferos com reservas de petróleo considerado de média a alta qualidade, sendo a área que tem recebido destaque é o trecho que se estende do Norte da bacia de Campos ao Sul da bacia de Santos.
A origem do pré-sal vem do processo de separação entre as duas placas tectônicas que deram origem a América do Sul e África e de onde surgiu o Oceano Atlântico, entre 140 e 160 milhões de anos atrás, quando se formou essa camada de petróleo.
Nos primórdios, formaram vários mares rasos e áreas semi-pantanosas, algumas de água salgada e salobra do tipo mangue, onde proliferaram algas e microorganismos, estes se depositavam continuamente no leito marinho na forma de sedimentos, misturando-se a outros sedimentos, areia e sal, soterrados sob pressão e com oxigenação reduzida degradaram-se muito lentamente formando camadas de rocha impregnadas de matéria orgânica, que dariam origem às rochas geradoras, que com o passar do tempo transformaram-se em petróleo. A partir delas, o petróleo migrou para cima e ficou aprisionado nas rochas reservatórias, de onde é hoje extraído.

FONTE: Adaptação e dados do site: http://pt.wikipedia.org/wiki/Pr%C3%A9-sal
Pesquisa feita pela aluna: Natália Lopes Carneiro – Turma: 3001
Adaptado pela professora: Denisa Abreu