Página 4

MOSTRA DE ARTE E CULTURA AGITA COMUNIDADE ESCOLAR

Foi realizado no dia 27 de outubro, no C. E. José do Patrocínio, a Mostra de Cultura e Arte, que homenageou Marcelo Beraldi, intitulado “o cara que pirou a Animação Cultural”, contando com uma grande diversidade cultural: música, danças, teatro e exposições de arte. A mostra contou com a presença do 8º Batalhão da Polícia Militar, com o Articulador de Animação Cultural SEEDUC- CRNFI, Robson Ribeiro Pessanha, a participação da Animadora Cultural do CEJOPA, Elisângela Beraldi e a presença de diversas escolas como: CIEP Clóvis Tavares, C.E. Phillipe Uébe, C.E. Julião Nogueira, CIEP Nilo Peçanha, CIEP 470- Celso Martins Cordeiro, C. E. Newton Alves, C.E. César Tinoco, C.E. Rotary II, C.E. José Francisco Salles, CIEP 416-Wilson Batista, C.E. Constantino Fernandes, além de ilustres representantes da SEEDUC e da CRNF1.
O homenageado Marcelo Beraldi foi ressaltado pelos seus feitos junto à arte e cultura de Campos e que infelizmente teve uma morte prematura. O evento mobilizou toda a comunidade escolar na liberdade de expressão e na diversidade cultural. De acordo com Elisângela Beraldi, animadora cultural e prima do homenageado: “ Foi uma satisfação muito grande, pois foi uma forma de mostrar o que nossas escolas têm de melhor na arte e cultura, além de resgatar a memória de Marcelo Beraldi”.






O CEJOPA E O PROGRAMA INTEL EDUCAR, por Judy Tinoco

 As professoras mediadoras Judy e Mary Jeanne estão trabalhando com os professores do CEJOPA no Programa de Formação em Tecnologia, do Governo do Estado do Rio de Janeiro, em parceria com a Intel Educar. O objetivo é ajudar os professores a utilizar de forma pedagógica as tecnologias da informação e comunicação.
O curso tem duração de 32 horas. Voltado para professores com pouco contato com a informática educativa. É desenvolvido em 12 módulos, que abordam o uso educacional da tecnologia da informação, com metodologia embasada em competências do século XXI, com aprendizagem centrada no aluno e incentivando a colaboração e o protagonismo.
Iniciado em 2010, terá continuidade em 2011, pois o objetivo é que todos os professores da escola participem do curso.

O que não é novidade passa a ser.
A assistência que nos é dada por vocês é algo inusitado,uma vez que parceria e disponibilidade de doação é a "marca registrada"- características constantes.
Estou me "sentindo" a maior e melhor iniciante de informática do mundo.
Serei com certeza a maior divulgadora da eficiência do curso ministrado com satisfação por "vocês".
Parabéns!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Edna

Estou muito satisfeita,porque a cada aula aprendo coisas que estão me ajudando bastante no planejamento das aulas.
Para o próximo ano,se Deus quiser, vou preparar minhas aulas baseando nas práticas de ensino oferecidas pelo curso.”

Carla Damiana

O curso está me ajudando a superar limitações com o computador.Estou adorando aprender e descobrir coisas.O medo ficou para trás.Mary e Judy são maravilhosas, tendo muita paciência e atenção com quem sabe tão pouco.Não temos vergonha de perguntar, elas nos deixam à vontade para tirar dúvidas.Continuem assim!”
Ana Luiza





BANDA MIRIM E MAIS EDUCAÇÃO!

A oficina de Banda Mirim do CEJOPA tem dado o que falar, ou melhor, o que tocar! Monitorados por Dailon da Hora, a oficina trabalha a sensibilização sonora através de uma abordagem rítmica, utilizando as noções básicas da estrutura musical em oficina voltada ao público jovem. Assim, são abordados temas como ritmo, melodia, harmonia, tempo e pulsação.
A Banda mirim fez uma bela apresentação no Aniversário de 57 Anos do C.E. José do Patrocínio, mostrando que o trabalho vem despertando dons musicais em nossos alunos e que a música vem tocando a vida de nossas crianças e jovens.




OPINIÃO:
 
A PALAVRA É SUA!
Com, a Diretora Geral, Flávia Daniele
Eu como gestora busco a promoção e o desenvolvimento de uma gestão democrática, onde os aluno sintam o prazer de estar em nossa escola e que esse espaço contribua para a construção de cidadãos que estejam preparados para o mercado de trabalho e que almejem sempre um futuro melhor.
A escola é uma grande “orquestra”, e percebo que estamos todos buscando tocar na mesma harmonia, onde toda pequena melodia faz uma grande diferença em prol de uma educação de qualidade.




JIU-JITSU ESPORTE DE PAZ

Um dos quatro núcleos do projeto Aliance Pró Paz, idealizado pelo professor e desportista Leandro Ribeiro, funciona no CEJOPA, atendendo aproximadamente 120 jovens e crianças com aulas de jiu-jitsu e noções de cidadania.
Aluno da escola, André Luiz da Silva “Pequeno”, tornou-se campeão Estadual da categoria Máster, para o jovem “Pequeno”, os resultados são frutos da dedicação e seriedade que o esporte demonstra.
__Assim como os demais esportes, o jiu-jitsu é uma importante alavanca de promoção da qualidade de vida - prioriza André Luiz “Pequeno”.




 
ALUNOS DO CEJOPA APRENDEM LIÇÃO AMBIENTAL

No dia da árvore, alunos do C.E. José do Patrocínio, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente, plantaram 20 mudas no terreno da escola. O objetivo foi sensibilizar os alunos com projetos de conscientização ambiental.
De acordo com Nívea, diretora adjunta da escola, “despertar o interesse de nossos alunos para a preservação do meio ambiente é fundamental para a aprendizagem e para a formação de um cidadão consciente, pois com pequenas ações podemos fazer uma grande diferença”, explica.




MOMENTO JORNAL

Essa é a 3ª edição do Jornal CEJOPA Agora/ 2010, registrando um pouco da trajetória do 3º bimestre de uma escola que através dos seus dirigentes, professores, funcionários, alunos e comunidade escolar se empenham todo momento em fazer a escola crescer e acontecer.
O Jornal CEJOPA faz parte do trabalho realizado pelos alunos na Oficina do Programa Mais Educação
Produção: Alunos
Colaboração: professores, coordenadores, monitores, direção e funcionários.
Prof. Comunitário: Narla Jane
Coordenação: Alexsandra Pitote
Professora colaboradora: Denisa Abreu
Tiragem: 500
Blog: http://jornalcejopaagora.blogspot.com/